Qual é a melhor maneira de economizar energia em casa?
Mais e mais pessoas estão procurando maneiras de economizar electricidade. De acordo com uma enquete o Brasil é um dos países mais caros. Além de incentivos financeiros há também incentivos relacionados à sustentabilidade. Pesquisas mostram que os brasileiros estão em terceiro lugar no ranking de pessoas que dão mais atenção e preocupação com a sustentabilidade.A humanidade está enfrentando uma constante crise de água e energia, por isso é importante considerar o meio ambiente e economizar energia elétrica.Este é o seu caso? Então conferir nossas dicas abaixo!
1. O valor da luz natural
Entre as formas de economizar energia Aumentar a luz natural é um dos métodos mais práticos e rentáveis. Graças a essa iniciativa, é possível otimizar a capacidade de iluminamento dos ambientes, reduzindo a necessidade de acender luzes artificiais e, além disso, ter mais conforto visual e bem-estar aumentando o contato com a luz solar.
Ao fazer isso Evite bloquear a luz natural de móveis mais duráveis, como prateleiras e guarda-roupas. Recomenda-se pintar as paredes com uma cor clara que reflita melhor a luz do sol.Investir no uso de espelhos nas paredes e até em móveis espelhados ainda é uma estratégia inteligente, pois além de criar uma sensação de amplitude, ajudam a iluminar os ambientes e refletir a luz.
2. Substituir a lâmpada
Ao pensar em como economizar energia Você deve considerar a substituição das lâmpadas em sua casa. Isso porque esse tipo de iluminamento representa cerca de 20 % do consumo total de energia da casa. Consequentemente, é importante escolher um modelo de baixo consumo.
As lâmpadas incandescentes são um dos modelos que precisam ser substituídos, pois consomem mais energia. As lâmpadas LED são mais econômicas, pois são 80 % mais baratas que as lâmpadas incandescentes e 30 % mais baratas que as lâmpadas fluorescentes.
3. Tire os aparelhos eletrônicos da tomada
Algumas pessoas pensam que é um mito Mas a verdade é que desconectar dispositivos eletrônicos pode reduzir o consumo de energia. Os aparelhos que mais causam esse tipo de gasto são televisores e fornos de micro-ondas.
Se você tiver alguma dúvida sobre a eficácia dessa ação, saber que o conectado demais conectado não é novidade. Faça um teste Você sabia que apenas um aparelho de TV a cabo que é usado algumas horas por dia, mas fica ligado o resto do ano, pode gerar um custo adicional de quase cem reais por ano?
4. Tenha atenção ao estado dos eletrodomésticos
Manter seus aparatos em boas condições é fundamental para evitar o desperdício de energia elétrica. Por isso, é importante fazer exercícios como verificar se a borracha da geladeira tem uma boa vedação e limpar regularmente os filtros da máquina de lavar e do ar condicionado.
5. Diminua o uso de aparelhos como ferro elétrico, chuveiro e máquina de lavar
O uso de máquinas de lavar e chuveiros é um dos fatores que aumentam o custo.
Para reduzir o consumo, passe várias peças de roupa de cada vez, em vez de uma peça a cada volta do ferro. Ao usar o chuveiro, sempre que possível, utilizar o modo verão e procure diminuir o tempo dos seus banhos. Além disso, com a máquina de lavar, tente combinar várias peças para usar toda a capacitância do equipamento em vez de lavar apenas algumas peças de cada vez.Com pequenos comportamentos, é possível alcançar grandes resultados!
Essas são maneiras fáceis de economizar energia, reduzir contas de serviços públicos e também viver de forma mais sustentável na vida cotidiana.